domingo, 13 de janeiro de 2013

Nagano 5º dia e Toyama 6º dia


Nagano 5º dia
Sem dormir nem nada partimos para Nagano. Loucos? Imagina! Pegamos mais trens e dormirmos bastante. Chegamos lá pelas 18h em Nagano, eu acho. Tentamos achar a praça onde foram entregue as medalhas olímpicas das Olimpíadas de Inverno de 1998, mas aparentemente não era tão perto, o cansaço venceu e desistimos. Resolvemos achar um lugar para comer e voltar para o hotel, já que era tarde, quase tudo fechado e estávamos exaustos. E só. Nagano ficou a desejar, né? Tem cartazes das Olimpíadas espalhados pela cidade e diversos ginásios onde foram disputados os Jogos.
Toyama 6º dia
Saímos de Nagano e fomos para a província de Toyama. Cresci em uma cidade do interior de Toyama chamada Toide, morei lá dos 5 os 11 anos. Quando chegamos em Takaoka, uma cidade maior próxima a Toide, já não reconhecia o lugar. Deixamos as malas em armários operados por moedas na estação de Takaoka e partimos para Toide. O trem para lá foi lotado de estudantes. Chegando lá, a estação não tinha mudado, continuava a mesma. Mas a cidade estava mudada. O local onde ficava a casa em que eu morava foi tinha uma casa nova. A escola que estudei também havia sido reconstruída recentemente. O pequeno supermercado que eu sempre ia foi demolido. Senti um vazio. Queria rever para lembrar, mas não pude. Claro que a escola estava precisando de uma reforma. E eu sabia que a casa não existia mais, mas foi bem estranho estar lá. A rua que eu achava ser principal estava parada. Se tinha 5 lojas abertas era muito. Não lembrava que a cidade era tão pacata.
De lá, voltamos para Takaoka e fomos visitar o Parque Kojo. Quando eu era menor, o parque era enorme. Mas em 30min podemos dar a volta no parque. Vimos também o Takaoka Daibutsu, uma das 3 maiores estátuas de Buda de todo o Japão. Takaoka também estava bem pacata, a cidade cheia de brilho parecia que foi esquecida no tempo.
Por fim, fomos para Kanazawa onde tínhamos reservado um hotel. Kanazawa foi o lugar mais surpreendente. A estação era enorme, moderna e tinha um Torii gigantesco, bem diferente. Foi uma das cidades mais movimentadas que vimos. O que mais impressionou foi que a maioria das coisas fechavam as 9 ou 10 da noite. Ou até mesmo antes. O que será que os japoneses fazem depois das 10? Vão dormir? Sem jantar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário