quinta-feira, 24 de maio de 2012

Identidade

Uma coisa que tira o sono, nem tanto, dos filhos e netos e assim por de antes dos japoneses... Identidade. Isso é algo que você perde. Esse problema, ainda bem, não é só meu. Acontece com todos os brasileiros com cara de japa que vem ao Japão. Você passou a vida tendo apelidos como "japa", seus amigos sempre que o possível falavam "abre o olho japonês" entre outras brincadeiras, você desembarca no Japão e vira Brasileiro. E agora o que eu sou? 
E assim começa a minha jornada para descobrir a minha identidade. Andando aqui percebo os olhares tortos ao meu redor. E cada vez mais tenho a certeza que nada tenho haver fisicamente com os japoneses. 
No Brasil não era raro ouvir, “nossa você tem ascendência japonesa?”, de alguma forma, olhos, as pessoas percebiam.
Mas aqui é totalmente oposto, todos percebem que nada tenho de japonês, ate eu mesma. Uma senhora, que conheceu o meu pai me disse isso: não conheço sua mãe, mas você deve ter puxado a ela.
Conclusão: eu sempre achei que seria melhor usar o meu nome japonês Sumire, mas agora acho melhor eu me assumir como brasileira e usar Suzana, como já me apresentei como Sumire, aos poucos vou colocando Suzana no meio. 
Isso não vai fazer com que deixa de ser um pouco japonesa, mas não vou lutar. Aqui no Japão eu sou e sempre fui Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário